SECRETARIA DE SAÚDE EM CRISTÓPOLIS REÚNE PACIENTES DO TDF


Cristópolis
“Tenho um filho com oito anos de idade. Aos três meses, percebemos que ele havia nascido com um problema congênito nos lábios, levamos ao médico e ele nos informou que o tratamento dele deveria ser em Salvador, pois aqui não tinha essa especialidade. Desde então, viajamos frequentemente para consultas e procedimentos cirúrgico. Fazemos parte do Tratamento Fora de Domicílio há oito anos e, em janeiro desse ano, foi a primeira vez que conseguimos o benefício de deslocamento”, disse a dona de casa, Cidália Novaes, moradora da localidade de Lagoa do Oscar, durante a 1ª Reunião com pacientes do Programa de Tratamento Fora do Domicílio –TFD, realizada pela a Prefeitura de Cristópolis, através da Secretaria de Saúde, na última quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores.
A reunião teve como objetivo apresentar normas e a portaria do TDF aos pacientes cadastrados no programa, que já atende cerca de 60 pacientes do município de Cristópolis e visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem, por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em garantir o encaminhamento do usuário, através de benefícios (deslocamento e ajuda de custo), para tratamento médico em outra localidade, quando esgotados todos os meios de atendimento onde reside, e em alguns casos, também ao acompanhante.
De acordo com a secretária de saúde, Jusceni Nascimento, o Programa oferece: passagens de ida e volta – aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam se deslocar até onde será realizado o tratamento e retornar à sua cidade de origem; ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante, enquanto durar o tratamento.
Durante a reunião foi apresentada a Comissão Municipal de TFD em Cristópolis, constituída na portaria nº 47, de 02 de janeiro de 2017 e formada pelo médico, Paulo Luís Rocha, o enfermeiro Ari Donizete Jr., a assistente social Graciete Teixeira e a assistente administrativa Maria Aparecida Pereira. “Essa comissão ficará responsável por analisar cada solicitação de inclusão ao programa”, disse a secretária.
Uma das orientações dada aos pacientes, foi a respeito da atualização do cadastro. Segundo a diretora da divisão de saúde, Nádia Caitano, os pacientes cadastrados, deverão procurar a Secretaria de Saúde, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 17, munidos de todos os documentos exigidos pelo Programa. Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria de Saúde, em Cristópolis, localizada à Praça Menino Deus, S/N Centro, Fone/Fax (077) 3618-1162.
Por: ASCOM/PREFEITURA
Rede Sociais:

TV BARREIRAS 24 HORAS FORRO

PLAVEL PLACAS

Resultado de imagem para fotos da PLAVEL PLACAS em barreiras

PATROCINADOS

POSTAGEMS

Arquivo do blog