BARREIRAS: MORADORES DO RIO BRANCO RECEBEM CERTIFICADO DE FORMAÇÃO COMO BRIGADISTAS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS ~ Jornal Barreiras 24 Horas

BARREIRAS: MORADORES DO RIO BRANCO RECEBEM CERTIFICADO DE FORMAÇÃO COMO BRIGADISTAS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS


Moradores do Assentamento Rural da Ilha da Liberdade no Rio Branco receberam na manhã de sábado (20), o certificado de formação da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A ação foi de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras – SEMATUR em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e Corpo de Bombeiros através do Programa Bahia Sem Fogo.
Essa ação faz parte do planejamento da SEMATUR, que foi apresentado ao Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia, visando somar esforços e recursos disponíveis para possibilitar uma ação rápida e eficaz na prevenção e combate aos incêndios florestais, auxiliando na manutenção da integridade dos recursos naturais.
O curso de formação teve a duração de quatro dias na sede da Associação dos Produtores do Assentamento da Ilha da Liberdade. Os participantes receberam noções de educação ambiental, legislação, fiscalização e licenciamento, para as atividades de prevenção, como também instruções de atendimento pré-hospitalar, táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais, organização de materiais e oficinas com simulação de combate a incêndio com fogo real.
Participaram da entrega dos certificados, o secretário municipal de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, o diretor regional do INEMA, Saul Reis, juntamente com o Tenente Ramos, representando o 17º Grupamento Corpo de Bombeiros.
Para o secretário da SEMATUR, a integração entre setores público e privado é essencial na concretização das ações. “A gestão compartilhada e participativa, envolvendo parcerias entre as três esferas de governo, sociedade civil e o setor privado, é a melhor formar de alcançar os objetivos. Estamos à disposição e preparados para iniciar as ações preventivas e de combate aos incêndios florestais ”, garantiu Demósthenes Júnior.
O conhecimento auxiliará os moradores e novos brigadistas a combater focos de incêndio e a evitar que o fogo chegue até as áreas protegidas, de preservação permanente e reserva legal. “Para nós, o curso foi de suma importância, agora já sabemos como combater o fogo e principalmente como prevenir. Foi muito importante conhecer todas as técnicas, legislação e utilização dos equipamentos”, afirmou a presidente da Associação dos Produtores da Ilha da Liberdade, Andreia de Jesus.
Redes:

TV BARREIRAS

PATROCINADOS

Anuncio!

 http://www.templateparablogspot.com/

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog